sábado, 8 de setembro de 2012

Tallinn - capital da Estônia

29 DE MAIO DE 2012

Tere tulemast!, bem-vindo em estoniano, a língua mais próxima do meu estudado finlandês... e mesmo assim não entendo lhufas!!



Tallinn Tourism

Programamos esta viagem há umas semanas atrás já que não tínhamos muito tempo (eu e minha terceira família, os Lehti) para uma viagem juntos. Fui apenas com a minha host-mãe, Tarja, uma queridíssima parceira de viagem!

Tallinn é um destino escolhido por visitantes de toda a Europa e, quando eu estava lá, encontrei muitos brasileiros, todos de um mesmo navio de turistas em um cruzeiro pela Escandinávia e o Mar Báltico.

A atração turística mais popular de Tallinn é Vanalinna (Cidade Velha), o centro da antiga Tallinn medieval, que nos proporciona uma viagem no tempo!

Na data que estive lá, no dia 25 e 26 de maio, eram os dias de um evento, o Tallinna Vanalinna Päevad: organizado desde 1982. São festividades para celebrar o início do verão que enaltece a personagem principal do evento, a Velha Cidade de Tallinn. (Ver mais em vanalinnapaevad.ee/en/).

Acontecem apresentações de dança, teatro e outras expressões artísticas ao ar livre e em palanques. Uma das mais belas que tive a oportunidade de ver foi a de dois acrobatas sobre uma corda num calor de mais de 25ºC (haha, não é a brasileira que está falando agora). Do alto, jogaram papel picado de cor metálica, dando aquela impressão mágica, aquele brilho descendo do céu! Muito lindo. A dor no pescoço de ficar olhando pro alto valeu muito a pena... haha.

Entrada da Cidade Velha de Tallinn durante os "Dias de Cidade Velha".

E por aqui seguem fotos que tirei durante meu passeio pela Cidade Velha...



Feira de artesanato local de Tallinn.



Finalizada em 1900 nos moldes arquitetônicos russos, quando a Estônia ainda era parte do Império Russo, a Aleksander Nevski katedraal, (a Catedral de Alexander Névski em português) é uma igreja ortodoxa tombada pela UNESCO em 1997 como patrimônio histórico-cultural da humanidade, como toda a Cidade Velha.

Dá pra se imaginar nos tempos medievais 'brincando' de arco e flecha!


De um ponto privilegiado da Cidade Velha, o olhar no horizonte nos leva à modernização dos dias atuais.


Artistas usam os muros da cidade como galeria de suas artes, que complementam o espaço e o passeio dos turistas...

Em destaque nesta foto é a torre da Oleviste kogudus (Igreja de Santo Olavo), a qual entre os anos de 1548 e 1625 foi a construção mais alta do mundo.

Vista do nosso quarto do hotel antes de ir dormir!!

E do último andar do hotel em que fiquei (antigamente uma sede da KGB) uma vista linda, um dia ensolarado que me proporcionou ótimas fotos:








Comparável à Fazer finlandesa, Kalev são os chocolates deliciosos estonianos.


Haha, tudo aqui na Estônia é mais barato em relação a cuidados femininos e, além disso, ao conferir o "menu", para a minha surpresa tive a comprovação de algo que eu já ouvira falar, mas nunca tinha visto com meus próprios olhos: o sucesso da depilação brasileira.
 Hora de dizer 'até não-muito-logo' pra Tallinn...

E pra complementar o post... o que você sabe sobre a Estônia??
Aqui vem um pouquinho do espírito esportivo estoniano! Por Futebol na Estônia

PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: Datas curiosas...

1154 - o geógrafo árabe al-Idrisi coloca Tallinn no mapa do mundo.

1208-1227 - Os estonianos lutam por sua liberdade contra os germânicos e dinamarqueses.

15/06/1219 - Os dinamarqueses derrotam os estonianos, o que dá margem ao entendimento desta tirinha:



"A bandeira dinamarquesa é a mais antiga do mundo ainda em uso e não se sabe quase nada a respeito de como esta veio a ser. De acordo com a lenda os dinamarqueses estavam lutando contra os estonianos na atual Estônia e, prestes a serem derrotados, pediam ajuda a Deus. Uma bandeira então caiu dos céus e uma voz divina clamou que os dinamarqueses venceriam sob aquela bandeira." Traduzido de No Flag For You

1219-1346 - O nordeste da Estônia (incluindo Tallinn) pertenceu à Dinamarca.

1230 - Povos oriundos de Gotland (região central da atual Suécia), migram para a área.

1265 - A rainha da Dinamarca ordena que muros sejam construídos ao redor da cidade de Tallinn.

Século XIII ao século XVI - Tallinn faz parte da Liga Hanseática (confederação de comércio criada entre cidades mercantis da idade média voltada inicialmente para fins econômicos - posteriormente virou uma aliança política).


1346 - O rei dinamarquês vende a Estônia para a Ordem Teutônica (ordem militar cruzada vinculada à Igreja Católica): cristianização do povo estoniano.

1361-1494 - Período de maior prosperidade para Tallinn.

1561-1721 - Dominação sueca; o território estoniano é unificado.

1700-1721 - Grande Guerra Nórdica entre Rússia e Suécia (disputa do território finlandês inclusive).

1710 - A Peste Bubônica mata 75% da população de Tallinn.

1710-1917 - Czarismo russo domina a Estônia.

1857 - Kalevipoeg (Filho de Kalev), o épico nacional estoniano é impresso (equivalente ao Kalevala finlandês).


1870 - Período de desenvolvimento industrial após a construção da estrada de ferro Tallinn-São Petersburgo.

1889 - Expansão para a cidade baixa de Tallinn.

24/02/1918 - Proclamação da Independência da República da Estônia.

1918-1920 - Guerra de Independência contra a União Soviética.

1940-1941 e 1944-1991 - Ocupação soviética na Estônia.

1987-1991 - Revolução Cantada, movimento pacífico seguido da restauração da independência da Estônia, Letônia e Lituânia.

Ficheiro:Baltic Way.jpg

1994 - Rússia é obrigada a deixar a Estônia.

1997 - A Cidade Velha de Tallinn é declarada um patrimônio histórico-cultural pela UNESCO.

2004 - A Estônia entra na União Europeia.


2011 - Tallinn é a capital cultural europeia.

O tempo passa...

Faz muito tempo que não atualizo este blog... costumava ter bons momentos mexendo aqui e, por diversas razões, não tive como continuar a postar com frequência, até que "definitivamente" parei com os posts... mas cá estou eu de volta, no Brasil, decidida a postar aqui vários dos meus posts classificados como rascunho, afinal não deixaram de ser vividos durante o meu ano na Finlândia, experiências que vão habitar meu coração pro resto da minha vida. Hoje faltam 6 dias para completar dois meses que voltei para a minha terra. Senti muita falta do Brasil, da minha casa, da minha vida.

Morar fora pode parecer tão bom que é julgado como melhor, fica sem parâmetro para comparações, mas nem sempre é assim... afinal vida confortável, qualquer um almeja! E nada mais confortável do que um lugar ao qual nos sentimos pertencentes. Adaptação não cai do céu, pode depender um pouquinho do anfitrião, mas depende principalmente dos nossos esforços, da expansão dos nossos limites como pessoas.
A vida é esforço e o ideal para viver bem é aceitar os desafios... cá estou eu, vivinha, pronta pra próxima!

REbem-vindos ao Tykkään tästä!