quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Criação segundo à Mitologia finlandesa

Antes do surgimento do mundo, havia apenas águas primitivas e o Céu, que então teve uma filha chamada Ilmatar, deusa do ar (seu nome deriva da palavra ilma, que significa ar). Um dia, procurando um lugar sossegado, Ilmatar caiu nas águas e lá nadou e flutuou durante 700 anos, até que notou um lindo pássaro. Percebendo que ele também procurava um lugar para descansar, ela levantou seu joelho em direção ao animal para que pudesse pousar. A ave trouxe consigo sete ovos, dos quais seis eram feitos de ouro e um de ferro. Enquanto eram chocados, o joelho de Ilmatar ficava cada vez mais quente. Sentindo a queimadura pelo calor, ela sacudiu a perna, o que fez os ovos caírem e despedaçarem-se nas águas. A terra foi formada pela parte de baixo de uma das cascas de ovo enquanto o céu era formado pelo topo. A clara do ovo virou a lua e as estrelas e a gema, o sol.

Ilmatar passou outras centenas de anos flutuando nas águas, admirando o resultado desses ovos quebrados. Mas ela não pôde resistir ao crescente impulso de continuar a Criação. Suas pegadas transformaram-se em lagos onde procriaram-se os peixes e simplesmente apontando com o dedo fez o contorno nas terras. Desse jeito Ilmatar criou tudo mais que existe. Depois, deu vida ao primeiro homem na terra, Väinämöinen, cujo pai é o Mar. Väinämöinen nadou e nadou até encontrar terra, mas o que encontrou era pobre e infecunda. Por isso, pediu ajuda aos céus. Um menino carregando sementes foi enviado e ao espalhar as sementes criou-se a vegetação das terras.


Devo confessar que minha fonte foi o wikipédia. Como não existe nada sobre isso em português nessa internet... Mas pode deixar que tenho garantias da veracidade do que escrevi, haha.

Ilmatar, por Robert Wilhelm Ekman.
Ilmatar também é chamada Luonnotar (vem de luonto, que significa natureza).


CURIOSIDADE!



As músicas do décimo album de estúdio da Amorphis, The Beginning Of Times foi inspirado no mito do surgimento do mundo. O personagem em destaque é Väinämöinen. Na capa do disco, damos de cara com o tal do ovo cósmico que originou a terra.
Ainda vou dar uma checada nessas músicas pra ver qual é! Posto aqui depois.

Um comentário: