segunda-feira, 12 de março de 2012

Estoniano: a língua irmã

Quando escolhi a opção Finlândia já sabia que teria uma chance (pequena, porém existente) da minha vaga ser na Estônia e não na Finlândia. Isso porque a Finlândia está divida em seis distritos rotários (D1380, D1390, D1400, D1410, D1420 e D1430), sendo que um deles, o D1420, que inclui Helsinque, também abrange parte da Estônia (que inclui Tallinn, a capital estoniana).

Desde aí eu fiquei meio preocupada... eu andava olhando apenas o finlandês, mas no fim das contas de todos os 13 brasileiros que vieram pra cá esse ano rotário, apenas uma brasileira está na Estônia.

Mas foi quando eu cheguei aqui mesmo que eu descobri que o estoniano e o finlandês são tão próximos quanto o português e o espanhol. Foneticamente as línguas compartilham muito, sendo que existem fomenas no estoniano que não existem em finlandês, tal qual os fonemas do português que não existem no espanhol.

Ambas são línguas muito únicas. Os falantes do estoniano são pouco mais de 1 milhão, 1/5 da população de falantes do finlandês.
Os números de 1 a 10 em estoniano e em finlandês. Ü do estoniano é quase igual ao Y do finlandês foneticamente. (O estoniano às vezes se assemelha ao finlandês coloquial, e eu percebi isso com os números!)

Os estonianos podem entender os finlandeses assim como nós entendemos os falantes do espanhol, mas o oposto não acontece, assim como o português não ser entendido oralmente por quem fala espanhol.

Aqui na Finlândia conheci estonianos que têm dificuldade com a língua finlandesa escrita, por esta se assemelhar muito com o estoniano. O estoniano porém encurta palavras, assim como no português fazemos com "verdade", "metade"... com exceção do povo paranaense que fala METADEEEE... enfim, vocês me entenderam.

Esta música é de uma cantora estoniana que descobri ainda quando estava no Brasil, Kerli. Ela não é famosa por aqui, e eu nunca havia visto ela cantando na língua materna. Achei essa música especialmente bonita e como não entendo nem o título, gostei desta versão com legenda em português!

E sim, a Kerli é excêntrica...


Fonte do vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário