quinta-feira, 29 de março de 2012

São Petersburgo I

Pra quem vem fazer intercâmbio na Finlândia/Estônia, existe o Russian Tour, oportunizado pelo próprio Rotary finlandês. Mas pelo tamanho geográfico e cultural da cidade, eu diria que o pouquinho que ficamos por lá não deu pra conhecer nada!



Um dos meus sonhos era conhecer nem que fosse um pouquinho da Rússia. E é muito inacreditável quando o seu sonho se realiza assim... “do nada”.

Nessa quinta-feira passada, cada um dos cerca de 90 intercambista pegou seu respectivo ônibus e rumou ao mesmo destino. Na fronteira russa no geral foi tudo tranquilo. Já comentei que a maioria dos sul americanos não precisam de visto para entrar na Rússia como turista. Então vale muito a pena pra quem vem conhecer os países bálticos que cercam a Rússia!

Comprei um livro ÓTIMO escrito em língua inglesa sobre a história de São Petersburgo, daonde vou tirar a maioria das informações sobre os pontos turísticos que eu visitei.

Além de ser cheio de conteúdo, o livro tem fotografias maravilhosas e usa uma linguagem literária, adotando citações do poeta Pushkin, por exemplo, um dos mais importantes nomes da Rússia. (A foto abaixo é de webcam pelo meu problema com a câmera fotográfica, mas em breve posto uma melhor). A maioria do que vou escrever neste post é a minha releitura do livro.


São Petersburgo foi a primeira capital do Império Russo, fundada em 27 de maio de 1703 por Пётр I (Piótr I). A criação da cidade foi considerada uma inovação, uma ousadia da nova geração que se opunha ao perfil do antigo Império. Simbolizou uma nova era na qual Piótr I buscava a europeização da Rússia. Por outro lado, além da sua glória, a cidade foi cenário de trágicos eventos de causas humanas e naturais.

Três inundações ocorridas com uma incrível regularidade nos outonos dos anos 1724, 1824 e 1924 trouxeram o Rio Nieva além de suas margens.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler ordenou que seu exército reduzisse a capital da União Soviética a nada, de forma que não houvesse população que precisasse de alimentos. Bombardeiros e constantes ataques aéreos alemães persistiram durante os seguintes 872 dias. Neste período a fome matou milhares de pessoas.  Não era raro encontrar cadáveres deixados nas ruas, fossem mortos de fome ou em ataques, "sem mencionar o canibalismo", palavras da guia turística nascida e criada em São Petersburgo que nos acompanhou durante o passeio. Ela nos contou que a sua avó foi uma sobrevivente desta época.

Voltando na época de Piótr I, não havia universidades na Rússia. Ele então abriu as portas para os acadêmicos europeus incentivando a criação de institutos, principalmente para estudos científicos.

Visitei um museu estranhíssimo em São Petersburgo. Dentre outras muitas coisas, no Kuntz-Kamera encontramos uma coleção de fetos com problemas de formação, dos mais estranhos possíveis. Fendas leporinas, supercrescimento de determinados órgaos e partes do corpo, embriões siameses, fossem unidos por qualquer parte do corpo que seja, ou tudo isso num embrião só. Piótr I colecionava estas 'aberrações' para o instituto. Era o único lugar em que os médicos podiam estudar tais anomalias numa época em que as pessoas acreditavam que tais problemas genéticos eram causados por magia maligna, obras satânicas etc. Grande parte da população russa é cristã ortodoxa e a religião sempre exerceu alta influência na vida do povo em geral.



Eu e meu amigo mexicano, Roberto, a caminho da entrada do museu. Parece um daqueles becos sem saída, cenário de A Laranja Mecânica ou sei lá.

Neste mesmo museu existem instrumentos de tortura horríveis. Nossa guia não nos mostrou estes, nem mesmo os mencionou, não entendi por quê. Mas eu estava pesquisando informações sobre este museu, que não é comentado no livro que eu comprei e encontrei um site com fotos das coisas tensas que se encontram por lá.

Tirar fotos neste museu é proibido, mas... enfim. E eu não vou por tais fotos aqui no meu blog porque... são horríveis. Veja, tudo bem, mas depois vá ver um filme do ursinho Puff.


Então, continuando a saga desse meu compacto post em relação a grandiosidade da cidade em questão...

Ilha Vasiliévski
Vasiliévski ostrov - Васильевский остров


 Velho posto de trocas de São Petersburgo (atualmente Museu Naval).

Coluna Rostral

Na moeda russa, o rublo, (R$ 1,00 = 16 RUB), a nota de 50 rublos de 2004
leva a imagem deste local de São Petersburgo. Eu ia tirar uma foto da  nota que eu trouxe de lembrança, mas estou com problemas com minha câmera e por isso não consigo passar as fotos para o computador.





Da esquerda para a direita, o velho posto de trocas, a cúpula da casa de Pushkin e uma das Colunas Rostrais.

A construção deste porto foi inspirada na cidade de Amsterdã, na Holanda.

Catedral de Santo Isaac
Исаакиевский Собор (Isaakiévski Sabor)





Este é o monumento em homenagem a Nicolái I (Николай I), Imperador da Rússia de 1825 a 1855. As quatro mulheres no pedestal da escultura fazem referência à esposa do imperador e às suas filhas. Juntas simbolizam as virtudes cristãs: Fé (com a cruz e o Evangelho), Sabedoria (com o espelho), Justiça (com a balança) e Força (com a lança e o escudo).  



A catedral tem 101,5 metros de altura e cobre quase um hectare de terra com 4000 m². Sua construção durou de 1818 até 1858 - durante 40 anos - e contou com a participação dos melhores pintores e escultores russos da época. A intenção era erguer a maior igreja do Império Russo.  Hoje esta é a quarta maior igreja do mundo, ficando atrás apenas da São Pedro em Roma, Saint Paul em Londres e Santa Maria dei Fiori em Florença.

Ah, essa cúpula central dourada, o ponto mais alto da catedral, é banhada em ouro! Tem mais de 20 metros de diâmetro.

O Palácio Marinski
Marinski Dvaretz - Мариинcкий дворец

Ainda na Praça Santo Isaac, de frente para a Catedral, está o Palácio Marinski, cuja aparência foi um presente de casamento para a filha mais velha de Nicolái I, Maria. Atualmente nele funciona a Assembleia Municipal de São Petersburgo.


A Ponte Azul 
Síni Most - Си́ний мост

A Ponte Azul é a maior ponte da cidade, com 97,3 metros de extensão. Também está na Praça Santo Isaac. Tamanha é a sua extensão que eu nem me dei conta que estávamos sobre a ponte.

Nesta foto eu havia acabado de descer do ônibus, portanto nem dá pra perceber que esta 'grade' azul é a ponte...


O Forte de São Pedro e Paulo
 Pietrapávlavskaya Kriépast - Петропа́вловская кре́пость

Evidentemente a foto não é minha, mas como é um Forte, achei mais interessante mostrar uma foto 'panorâmica'.

Hihi, agora a foto é minha.
Esta fortificação foi erguida no núcleo da futura cidade, na Ilha Zayatchy (Заячий oстров), no delta do Rio Nieva, visando vantagens estratégicas para  posicionar a base militar, embora nunca tenha de fato sido alvo militar. A princípio foi feita de terra, e posteriormente, em 1740, substituída por pedra. Na época Piótr decretou que seria proibido construir edifícios de pedra em outros lugares da Rússia.


Estas duas torres são a Catedral de Pedro e Paulo (Pietrapávlavski sabor - Петропа́вловский собо́р). Seu formato remete a um navio do século XVIII (sendo a torre mais baixa a 'popa do navio' e a mais alta o mastro - este com mais de 120 metros de altura passou um bom tempo sendo a construção mais alta do Império.

São Petersburgo é uma cidade que guarda muitos mitos. Durante o tempo livre que tivemos para turistar e fazer compras (né), eu e as outras brasileiras fomos surpreendidos por um grupo que... ao que me parece estavam fazendo uma reportagem sobre as lendas de São Petersburgo. Nos botaram na câmera e tudo... mandaram a gente falar em russo "Nós acreditamos nas lendas de São Petersburgo" e claaro que brasileiro zoa, comecei a falar em português com a câmera, dei meu Facebook e Twitter e falei com os possíveis espectadores brasileiros na Rússia nos colocarem no YouTube se isso for pro ar... kkkkkkkkkkk agora se me adicionar alguém eu já sei...

Mas então, São Petersburgo é mesmo cheia de lendas. Uma delas é relacionada ao Forte de São Pedro e Paulo, para onde foi trazida uma mulher que se disse filha bastarda da Imperatriz Elizaviéta Petróvna. É conhecida hoje no mundo da arte pelo nome de Princesa Tarakanova (таракан - tarakan - significa barata, o inseto, em russo). Segundo a lenda que inspirou a obra de arte de Konstantin Flavitski ela teria morrido em uma inundação dois anos depois da sua verdadeira morte.


Pesquisando sobre esta história encontrei um site muito interessante sobre as várias lendas da cidade, as quais se eu escrevesse aqui ia demorar a vida inteira, a começar por Grigóri Rasputin, sujeito que me intriga muito...


Este Forte guarda outras histórias, como a prisão de vários homens membros do grupo secreto de discussões liderado por Mikhail Butachevitch-Petrachévski. Os participantes eram oficiais, escritores, estudantes, dentre outros, e estavam particularmente interessados em aprender sobre o socialismo utópico  do francês Charles Fourier.

O escritor Fiódor Dostoiévski na época tinha 28 anos e também estava entre os presos. Foram todos condenado à morte, porém a sentença foi revogada no último minuto e as punições mudaram para prisão perpétua ou trabalhos forçados na Sibéria.

Antes de pesquisar eu já sabia que Dostoiévski havia sido mandado para a Sibéria para cumprir tal pena, é um dos temas que ele traz em suas obras literárias, embora eu só tenha lido uma. Mas só agora descobri no que exatamente ele estava envolvido!

A Praça dos Decembristas
Plachad Diekabristov - Площадь Декабристов

Por um tempo a praça ficou conhecida como a Praça de Piótr I pelo monumento construído em sua homenagem, a primeira estátua equestre esculpida em São Petersburgo, imortalizada pelo poema de Pushkin O cavalheiro de bronze, considerado uma de suas obras mais importantes e de grande peso na literatura russa.


A praça também foi conhecida como a Praça do Senado depois da construção do edifício. O nome "Decembristas" vem do primeiro protesto organizado que reinvindicava por liberdade, uma Constituição e direitos humanos ocorrido em Dezembro do ano de 1825, aos pés do Cavalheiro de Bronze (nome também da estátua), símbolo de Criação, Reforma e a formação da Justiça.

Aí está também uma das lendas de São Petersburgo. Dizem que Piótr I vai se despetrificar da estátua.

 Subway, conhece?? hahaha

Ainda 30 segundos pra você atravessar a sinaleira... 

Seja em russo ou português, nunca entendo pichação... 

Foto de dentro do ônibus.


 
Continua em São Petersburgo II!

Nenhum comentário:

Postar um comentário