segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Timidez no ar

Hoje à noite fui num concerto de natal de um cantor que minha mãe finlandesa ama, Petri Laaksonen. Foi numa igreja evangélica da cidade e eu não pude entender a letra das músicas, mas algumas eram bem tristes (as que eu gostei). Ando experimentando o meu ouvido ultimamente e descobri que sou capaz de gostar de qualquer coisa que seja música. No início eu pensei que seria chato, já que eu não saberia cantar em finlandês, mas depois pensei que seria chato de qualquer jeito, porque cantar gospel não é muito a minha praia...
Pelo contrário, o concerto passou rápido e foi legal! A voz do cantor era incrível, muito talentoso e eu descobri minha admiração por um instrumento cujo som é espetacular... o saxofone!
Mas para a minha surpresa... os finlandeses não cantam junto. Tudo era bem formal, inclusive os cumprimentos à banda. As palmas ao final de cada música duraram uma média de 5 segundos cada, uma plateia bem contida na minha opinião de brasileira... e não porque a banda não merecesse mais palmas!! Estas simplesmente paravam de súbito.
Sem falar que enquanto as pessoas chegavam e se acomodavam nos seus lugares, os bancos da primeira fileira foram os últimos a serem ocupados. Eija estava toda empolgada porque onde íamos sentar a visão do piano era ótima e então perguntei se ela não queria ir lá na frente pra ver melhor, sem cabeças... mas ela ficou toda fofa e sem graça dizendo que não queria...
O público era majoritariamente de adultos e senhoras de idade. Havia músicas mais alegres com nomes empolgantes e eu fiquei olhando discretamente pros lados pra ver se alguém em volta balbuciava a letra... e nada.
Minha mãe Eija me deu de presente um CD do artista, quem ela ama e tem uma coleção de cd dele. Ganhei até autógrafo e tirei foto, mas ela não quis sair na foto conosco porque estava com vergonha! E eu tentei dar um jeito, mas não consegui pedir pra tirar uma foto deles!! AAi como é que pode!! haha
Bom, ando disposta a abrir minha mente inclusive pela audição. Como diz meu amigo P.K., "toda e qualquer música tem sua graça e sua maneira de causar prazer". Você é realmente um amante da música!


Varpunen é o passarinho da foto.

Modéstia parte, foi uma delícia dizer que sou brasileira!!!
Hoje faz 8 anos que me mudei de Porto Algere pra Vitória... dia especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário