sexta-feira, 27 de abril de 2012

Terceira e última família, os Lehti!

Me mudei uma semana depois da Páscoa.
Só hoje tô tendo "tempo" pra escrever... sem falar que minhas malas ainda não estão desfeitas.

Minha host-mãe se chama Tarja, meu host-pai é Petteri e eu tenho dois irmãos, Juho, de 13 anos, e Laura, que tem a minha idade, mas ela está fazendo intercâmbio na França (não pelo Rotary).

Eu conheci Laura na primeira semana que estive na Finlândia, através da outra Laura, minha host-irmã da primeira família que está no Brasil e volta mês que vêm...

A quantidade de Laura que eu vi, a princípio, incluindo a tremenda coincidência da Laura que tem pai brasileiro e mãe finlandesa - morou na cidade que eu morei, estudou na escola que eu estudei, e tem uma grande amiga em comum comigo (sem falar que eu vim parar na cidade que ela mora) - me deixou achando que todas se chamavam Laura. Haha, que exagero. Sem falar que o meu nome também seria Laura se não fosse Júlia...
Mas aí... aí ia ser além do confuso.

Logo quando conheci Laura (Laura Lehti, voltando ao assunto da minha atual família) gostei muito dela e fiquei meio triste que ela ia pra França em uma semana... Até aí os Lehti não eram uma opção de família anfitriã pra mim. Hoje estou morando no quarto da Laura, cheio de livros, me faz querer ler todos de uma vez, ai ai!


Juho tem 13 anos. Fala inglês muito bem e... falando em falar, ele é um dos garotos finlandeses desta faixa etária que conheci que mais fala. Sabe, falar? Conversar? Isso me surpreendeu muito a princípio, mas aí, depois.... eu vi o pai né. Petteri, digamos, não é um típico finlandês (como ele mesmo diz). Ele gosta de conversar, de dar palpite, de perguntar, de originar conversas casuais do nada. Dos finlandeses que eu conheci, acho que ele foi um dos mais interessados na cultura brasileira.

E foi assim que encontrei a pessoa certa pra presentear com os meus discos de música brasileira. No segundo dia que eu estava aqui, Petteri já me dava "bom dia", "boa noite" em português. Petteri fez intercâmbio nos Estados Unidos. Ele e Tarja falam um monte de línguas, incluindo um pouco de CHINÊS. Chinês, minha gente. Aliás, no primeiro domingo que estive aqui fomos comer num restaurante chinês tão chinês que o garçom nem falava finlandês e nossos pedidos foram em inglês mesmo. Uma delícia, aliás... Mas os Lehti, quando Juho e Laura eram crianças, moraram na China, vivo perguntando pra eles sobre a vida lá...

Estou aqui há pouco tempo, mas já me sinto em casa! E principalmente, parte da família.

Estas são umas fotos da vizinhança. O lugar que eu moro se chama Tykki. Dizem que aqui foi uma fazenda de um soldado cujo sobrenome era Tykki... há muuuito tempo atrás...



Lomba ótima pra descer a mil de bicicletaa......

As ruas são bem estreitas.


Tão estreita a rua que tem obra e ninguém passa.

E no fim da rua, a casa dos Lehti!






Nenhum comentário:

Postar um comentário