segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pääsiäinen - Páscoa!

Cristãos luteranos (a maioria da população finlandesa) comemoram a Páscoa na mesma data dos católicos. Entretanto, muitas das tradições de Páscoa na Finlândia não derivam da religião, mas sim da assimilação de culturas ao longo dos anos.



O ovo - símbolo conhecido da comemoração cristã - é um símbolo da Páscoa também na Finlândia. Além dos ovos de chocolates, as crianças finlandesas pintam ovos cozidos ou esvaziados (assim como eu já fiz durante a minha infância no sul do Brasil, realmente não sei se no sudeste também o fazem) ou ainda ovos de madeira.

Este costume é comum nos países eslavos, onde as pinturas são verdadeiras obras de arte. Ovos - além da simbologia cristã - são um símbolo de primavera (a Páscoa acontece numa das últimas semanas de inverno), da vida começando a brotar após um longo inverno. Era nesta época antigamente que as galinhas voltaram a botar mais ovos do que durante o longo e frio inverno.

A SEMANA SANTA NA FINLÂNDIA

Domingo dos Ramos - Palmusunnuntai 

Uma semana antes do domingo da Páscoa as crianças tradicionalmente se vestem de bruxas, (como no Halloween estadunidense) decoram galhos de árvores com fitas coloridas e plumas (como no vídeo a seguir) e saem de casa em casa recitando versos:

Virvon varvon
Tuoreeks terveeks
Tulevaks vuodeks
Vitsa sulle
Palkka mulle
[Tradução livre: Desejo-lhe boa saúde para o ano que vem. Dou-lhe o galho, dê-me um brinde]

 Há uma troca do galho (que traz saúde e bem estar) pelos ovinhos de páscoa (Kinder Ovo, balas, doces e outros ou dinheiro). Esta brincadeira deriva de uma tradição antiga para afugentar os maus espíritos. Antigamente os povos fino-úgricos usavam galhos, por exemplo, em funerais para afastar o mal. A tradição de benzer com os galhos apresentava um caráter social na época em que a sociedade não se responsabilizava pelo bem estar social. Os mais pobres saúdam os ricos com os galhos e ganhavam comida e dinheiro.

Eu não me vesti de bruxa, não saí por aí pedindo doce :(
Então..... vou colocar aqui a foto da minha amiga Thaís, intercambista  paranaense que além de se vestir de bruxa voou de vassoura HAHAHHAHHA

Quinta-feira Santa - Kiirastorstai


É um dos dias em que as igrejas luteranas mais recebem fiéis. O nome kiirastorstai (a quinta-feira de kiira) deriva da cultura pagã. 'Kiira' é - segundo a tradição - um mau espírito que precisa ser espantado. Para fazer isto, carregou-se um trenó com material metálico e um baú de alcatrão em chamas. O trenó, então, foi puxado ao redor da casa para garantir que não aparecessem cobras perto da casa no verão. Foi usado também sinos e sortilégios como "Kitis kiira metsään, tulta savua selkään" [Foge kiira para a floresta, com fumaça e fogo nas costas].

Sexta-feira Santa - Pitkäperjantai

Tradicionalmente sexta-feira santa é dedicada à reflexão do sofrimento de Cristo. A missa é celebrada sem a luz de velas ou flores, os salmos são cantados sem acompanhamento instrumental. A cor litúrgica é a preta. Antigamente era proibido visitar até mesmo parentes neste dia e a comida foi servida fria. Em algumas fazendas os donos espancavam as crianças como Jesus foi espancado, mas esta tradição não se pratica mais. (Nunca ouvi falar disso)

Sábado de Aleluia - Lankalauantai



O sábado, no sentido religioso é apenas um dia entre os dois mais importantes, porém na cultura tradicional é o dia em que as bruxas andam soltas. Em alguns lugares da Finlândia, como na parte oeste, são queimadas fogueiras para que os maus espíritos não causem danos ao gado. Se não fosse o fogo que os espantasse, a fumaça certamente impediria a ação não desejada dos bruxos.

Por isso então bruxinhas são, além dos coelhos, pintinhos e ovos, símbolos da Páscoa finlandesa (inclusive na decoração).








Domingo de Páscoa - Pääsiäissunnuntai 

As casas são decoradas com flores amarelas e um capim verde 'rairuoho' plantado em pequenos potes decorados. O capim simboliza a aproximação do verão. As famílias se reúnem para o almoço de Páscoa em que é servido pernil de carneiro. As sobremesas são pesadas após o quaresma e trazem ovos na sua receita. Muitas delas tem influência russa, como algo parecido com este bolinho...



Mas os finlandeses têm também um prato típico próprio: o mämmi. Mämmi é uma espécie de mousse de malte que se com creme de leite.

Post sobre o Mämmi: MÄMMI - TYKKÄÄN TÄSTÄ!

A Segunda-feira de Páscoa, Pääsiäismaanantai, ainda é feriado na Finlândia. E a comida é o pernil de carneiro... que continuamos a comer a semana toda até acabar. (Pernil este que é servido com um molho doce de menta, muito boa combinação!

Texto adaptado de: Páscoa na Finlândia - Embaixada da Finlândia, Brasília

Diferente das nossas lojas brasileiras com o teto coberto de ovos de chocolate... a páscoa finlandesa é mais simples. Este é o tamanho e aparência do ovo de chocolate comum que todo mundo ganha. Existem ovos maiores, mas me disseram que são muito caros...


Outra coisa que você encontra no supermercado é um ovo de chocolate que realmente parece um ovo. Da Fazer, fábrica de chocolates famosa na Finlândia.


Quando vi isso na geladeira pensei que realmente era algum tipo de ovo de marca, sei lá. Mas também não prestei muita atenção... Até que vi no Facebook esta foto (também da Thaís por sinal kk).


Finlandeses também presenteiam uns aos outros com ovos de chocolate.
Eu fiz mais brigadeiro para minha família... hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário