segunda-feira, 23 de abril de 2012

Minna Canth





"Elämä on taistelua, ihanaa taistelua''  
                          "A vida é lutar, maravilhosa luta."
             
                  "Minä vähät välitän siitämitä ihmiset sanovat"                                             
                                              "Eu não poderia me importar menos com o que as pessoas falam."

Minna Canth (1844-1897) foi a primeira mulher na Finlândia a ter um dia nacional em sua homenagem. O dia de Minna Canth e da igualdade entre homens e mulheres é comemorado dia 19 de março, data do seu nascimento.

Minna Canth foi escritora, jornalista, comerciante e nascida em uma família de sete filhos. Era uma mulher talentosa, audaciosa e solidária. Canth estava sempre pronta para ajudar os menos favorecidos. Uma de suas causas mais importantes era incentivar meninas a frequentarem a escola numa época em que geralmente apenas os meninos tinham educação na Finlândia.

Canth lutou também por outros direitos das mulheres e também alertava as pessoas sobre o perigo do alcoolismo, que era um grande problema social na época e persiste até hoje no país. Sua casa era frequentada por pessoas que buscavam por seus conselhos acerca de diversas questões.

Minna estava grávida de seu sétimo filho quando seu marido faleceu. Ela permaneceu sozinha durante 13 anos desde então, sem emprego nem propriedades. Foi aí que começou seu negócio montando uma loja de departamento ao lado do seu irmão e sua mãe.

Apesar de tudo mais, certamente o seu maior destaque era como escritora. Suas peças de teatro permaneceram com valor eterno na literatura finlandesa.

Trabalhos de maior destaque:

Työmiehen vaimo (A esposa do trabalhador) a personagem principal é Johanna, casada com Risto, um alcólatra que gasta todo o dinheiro da esposa. Johanna não pode impedi-lo já que o dinheiro é legalmente dele. A princípio  a peça causou escândalo e polêmica, mas alguns meses depois o parlamento criou novas leis acerca da separação de bens e propriedade.

Anna Liisa é uma tragédia sobre uma garota de quinze anos chamada Anna Liisa, que fica grávida antes do casamento e esconde sua gravidez. Depois do parto, num ataque de pânico, ela sufoca a criança. A mãe de Mikko, seu namorado, a ajuda enterrando o bebê morto na floresta. Alguns anos mais tarde, quando Anna Liisa quer se casar com seu noivo Johannes, começa a receber chantagens de Mikko e sua mãe, que ameaçam contar seu obscuro segredo se ela não concordar em se casar com Mikko. Anna Liisa recusa. No fim, ela decide confessar o que ela havia feito. Ela é presa, mas é como um alívio e ela parece ter encontrado paz.

Uma peça feita em 2011 no Teatro do Operário de Tampere (Tampereen työväen teatteri), cidade em que Canth nasceu e também cidade de destaque por seus programas culturais.



– Kaikkea muuta, kunhan ei nukkuvaa, puolikuollutta elämää.
– Everything else except sleeping, halfdead life.
– Tudo o mais exceto o sono, vida meio-morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário