sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Minun perheni - Minha família finlandesa

Estou apaixonada com a minha família! A cada momento que lembro que não vou ficar o ano todo com eles fico meio "poooooxa..." mas quem sabe o que vem pela frente?
Minha mãe, Eija, fala finlandês bem devagar comigo. Eu entendo algumas palavras e a gente usa muuuito o dicionário, usamos o inglês como um conectivo kkk
Po, só vai fazer duas semanas que estou na Finlândia, uma que eu estou com a minha família em Lappeenranta e eu sinto uma tremenda dificuldade de expressar meus sentimentos em inglês. Acabei de constatar que eu amo o português demaaaais, putz...
O meu pai, Jukka, só fala finlandês, mas ele entende inglês e me explica um monte de vocabulário apontando os objetos. Temos uma comunicação rica quase averbal (é essa a palavra? o google não tá me ajudando hoje).
Quantos aos irmãos, tenho 3: Henri, Laura e Teemu. Henri, o mais novo, é o único que está morando conosco. Laura está fazendo intercâmbio no Brasil e em breve ela vai entender tudinho que tá escrito aquiiii! E Teemu foi para a Alemanha essa semana, mas eu cheguei a conhecê-lo logo que cheguei em Lappeenranta. São todos receptivos, meus pais são pacientes e atenciosos! É muito agradável estar entre esta família!
Laura, porém eu não conheço porque ela já está em Minas desde o início julho.
Venho percebendo que os finlandeses têm um jeito mais recluso, são na deles. Isso ficou gritante pra mim logo nos primeiros dias de escola. Não é frieza, é um respeito ao espaço de outra pessoa. Mas em duas semanas pude perceber que quanto mais buscamos aproximação uns com os outros, mais fácil fica a convivência, mais contato estabelecemos. Uma finlandesa já me havia falado sobre isso e pude observar por esse ângulo. Estou adorando esse jeitinho finlandês! Ainda estou buscando a adaptação nesse meio, é tudo muito diferente, mas é um prazer viver a rotina junto destas pessoas.


Eu e minha mãe Eija fizemos uma torta de maçã (Omena piirakka). Foi muito legaaaal, catamos as maçazinhas da árvore do quintal. Sò fiquei chateada que as fotos que tiramos juntas ficaram presas na câmera, não foram pro cartão de memória... pelo menos não estão perdidas!!

Nähdään!

Um comentário:

  1. Seu texto me remete à carta que eu e o seu pai enviamos ao Multidistrito 1380/1430-Finlândia/Estônia em MAR/11... deixo aqui o trecho final desta carta q dizia: "Entendemos o Intercâmbio como uma rica relação de troca, seja afetiva, de conhecimentos ou cultural. Para as famílias que irão receber nossa filha durante um ano de sua vida, desejamos que aproveitem o amor e a amizade que Júlia tem a oferecer. Desejamos também que estas famílias possam acolhê-la e possam contribuir de modo direto em sua formação, transmitindo a ela valores humanos, além de oportunizar aspectos e facetas da vida e da cultura que possuem, para que, ao retornar, Júlia possa transmitir tais conhecimentos."
    então... seja mto felizzzzz aí... apreveite cada minuto dessa rica experiência!
    Seja vc sempre!
    Bjo da sua Mamis.

    ResponderExcluir