terça-feira, 16 de agosto de 2011

Primeiro dia de aula

Por onde eu começo?
Bom, foi meio frustrante. Uma coisa que todo mundo me avisou foi sobre a timidez dos finlandeses. Sim, eles são tímidos! A minha professora, responsável por mim e pelos outros intercambistas da escola disse que temos que puxar assunto. Eu não achava que era tão difícil puxar assunto... talvez porque eu pensava como penso quando estou no Brasil: acho que só hoje caiu a ficha que ninguém ali fala a minha língua. Pois é. NInguém falou comigo na escola. Sabe, nem é tão doloroso. É como se você não existisse, então ficar zanzando com a bandeja na mão procurando uma mesa pra almoçar não é tão constrangedor já que você não conhece ninguém.
Bom, minha impressão sobre a escola foi ótima. Embora sejam todos Humbertos Gessingers, os alunos são muuuuuito diferentes uns dos outros. Principalmente por causa dos cabelos coloridos e os cortes estilizados, piercings e tudo mais. Adoro ver tanta gente diferente num lugar só!
Eu pude escolher as matérias que eu podia pegar. Foi um deus-nos-acuda entender aquela tabela de cursos disponíveis... Ôxi!! Mas vou tentar sintetizar. Seguinte...
O ano letivo é divido em "viisi (5) jaksoa". Cada um dura mais ou menos uns 2 meses.

Lomat = férias/feriados
Em cada jakso cumprimos com os cursos que escolhemos. O curso dura um jakso ou pode ser mais longo... Pode começar no próximo jakso ou então continuar num nível mais elevado.

Esta é a tabelinha de horários. Existem cursos disponíveis para os horários A, B, C, D, E, F e G.
Eu tive que escolher um pra cada. As aulas acontecem sempre 3 vezes por semana. Peguei Finlandês, Sueco, Inglês e Artes. ÊÊÊ VIDA MOLEE!!!
Mas a escola também oferece Francês e Alemão. Fiquei toda feliz achando que ia poder pegar tudo isso também, mas... no momento professor de francês tá em falta e as aulas de alemão são no mesmo horário das aulas de finlandês, então... é a vida mas tá bom demais! Próximo jakso vou começar Russo. Quem diria poder estudar russo, ein?

Ah, tem mais uma coisa... não se contentando em ter comida de graça, a escola disponibiliza uma agenda escolar que vem com ticket alimentação!

DO SUBWAAAAAAY!!

Um comentário: