segunda-feira, 23 de abril de 2012

SAUNA FINLANDESA


Já estou na Finlândia há mais de oito meses... e tô enrolando com esse post sobre a sauna há muito tempo. Deu vontade de escrever agora que recebi uma mensagem no facebook do César me perguntando sobre isso... mas eu tenho inclusive umas dúvidas... que a internet nos ajuda :)

EXPECTATIVA

 EXPECTATIVA BRASILEIRA

REALIDADE


Muitos finlandeses haviam me dito que a sauna é genuinamente finlandesa. Eu passei oito meses acreditando nisso... até que perguntei para o meu atual host-pai e ele deu uma curta e interessante declaração sobre o assunto a partir da minha pergunta: QUAL A ORIGEM DA SAUNA?
"Se você perguntar para várias pessoas no mundo sobre a origem da sauna, surgirão diferentes respostas. Turcos estão certos de que foi inventada na Turquia, russos vão dizer que é coisa originalmente russa, suecos acham que veio da Suécia e que o resto do mundo copiou. Provavelmente até os norte-americanos inventaram a sauna." Petteri Lehti
De qualquer forma, achar que a sauna surgiu na Finlândia não está totalmente errado. A sauna do jeito finlandês é finlandesa. (Poderia eu ser maaaaais redundante?) a sauna finlandesa é conhecida como a Sauna Seca e, como o próprio nome diz, a baixa umidade no ar é a característica mais relevante. De todas as saunas no mundo, provavelmente a sauna finlandesa é a mais quente, chegando a 100ºC, o que pra eles é uma temperatura "agradável". E aqui eu vou acrescentar minha experiência pessoal: quando a temperatura passa de 85ºC, me sinto uma galinha assando no forno.

Na Finlândia, ir a sauna não é coisa de gente rica, chique, que tem uma casa enorme e desfruta de horas fazendo nada num cubículo relaxante, ganhando massagem e sais de banho. Ir a sauna é para os finlandeses como é para os brasileiros tomar banho duas (ou três) vezes por dia. Além disso, é um hábito caseiro e familiar, portanto, sim, todas as casas tipicamente finlandesas têm uma sauna.

Finlandeses frequentam a sauna geralmente no mínimo três vezes por semana. Conheci pessoas que vão todos os dias. A maioria das casas tem uma sauna (seja no subsolo, numa casinha separada no quintal, ou no quarto de banho*). Você também encontra apartamentos com sauna ou, em prédios mais simples, uma grande sauna comum para todos os residentes (neste caso existem horários controlados, sauna feminina/ sauna masculina), assim como para hóspedes na maioria dos hotéis.

*QUARTO DE BANHO: nem todos os banheiros finlandeses têm chuveiro. O chuveiro às vezes é utensílio exclusivo do quarto de banho. Alguns quartos de banho tem até mais de um chuveiro.
Esta é uma ilustração de 1967 por Erkki Tanttu, representa os banhistas da sauna.
As saunas finlandesas são de madeira, de tamanhos variados, geralmente são cômodos onde não há luzes, e as pessoas vão totalmente nuas. Essa coisa de toalha, toalhinha e pá... não existe por aqui. Aqui eles usam um tipo de pano só para forrar a madeira antes de sentar, para causar conforto ou sei lá o que eles pretendem.

Existem vários tipos de sauna, mas eu não sei diferenciá-las. Lembrando que a sauna finlandesa não tem aquela fumaça branca que vemos em filmes. Não me lembro quem tinha me perguntado isso...

Muitos estrangeiros também se habituam à sauna, coisa que eu não consegui fazer. Você geralmente fica na sauna menos de 10 minutos. Se a sauna for boa, (não sei exatamente qual a diferença), você fica mais tempo. Eu particularmente não consigo ficar tanto tempo parada sentindo calor sozinha no escuro. Às pessoas alegam que é relaxante, coisa que eu sou obrigada a concordar. Desde que eu não esteja de TPM, crise de ansiedade, planos para o que eu vou fazer em seguida ou outras coisas semelhantes. Finlandeses não vão te avisar coisas como "não vá para a sauna depois de comer", porque isso é tão óbvio pra eles quanto para nós é óbvio ter coração de galinha em um churrasco. Isso deveria ser óbvio pra mim também, mas eu tenho um terrível problema em calcular tempo. Não entremos em detalhes, deixa pra lá. Só tô avisando àqueles que como eu são meio voadinhos.

Ontem fomos visitar a neném Tessa, prima de menos de um ano dos meus host-irmãos. Outro bebê Johnson de olhos muito muito muito azuis (pena que não tenho foto). Eu já estava com este post na cabeça e surgiu a pergunta "Bebês finlandeses vão pra sauna?"

A primeira vez que Tessa fez sauna foi com 4 meses, em uma 'baixa temperatura' (50ºC), com a porta da sauna aberta. (Geralmente a sauna é um cômodo com a porta que dá para o quarto de banho). Eles me contaram que ela gosta... e que acompanha os pais durante a semana, o que é o espírito da sauna finlandesa, compartilhar do momento em família. Enfim, a sauna é o banho finlandês. Aqui em geral as pessoas consideram não ir a sauna como uma certa falta de higiene.

SAUNASTA LUMEEN, LUMESTA SAUNAAN! (Da sauna para a neve, da neve para a sauna!)

A menininha da foto provavelmente estava na sauna e depois foi dar uma volta na neve, sentir a pele queimar no gelo. Geralmente isso se faz quando a neve recém caiu, quando a neve ainda está macia, desta forma não machuca a pele.

Não me pergunte, eu não sei porque os finlandeses não morrem de choque térmico. Bom, eu não morri. HAHAHA, e sou brasileira. Já fiz isso e na verdade é uma sensação engraçada. Deveria fazer de novo pra conseguir explicar... Infelizmente a neve já foi embora, estamos no início da primavera - para a alegria da minha mãe. Mas... esperemos o takatalvi! (Palavra de sentido genuinamente finlandês que significa "pancadas de neve durante dias frios de primavera quando a grama já está verde e as flores já brotaram").

Antes de eu vir para o intercâmbio, todos me alertavam da questão de não demorar no chuveiro. Na Europa em geral isto é um ponto importante a ser considerado, mas na Finlândia é diferente.
Aqui há água em abundância, basta checar o mapa hidrográfico da Fino-Escandinávia. LEMBRANDO QUE ISTO NÃO É UM INCENTIVO A FICAR 30 MINUTOS NO BANHO... em primeiro lugar você vai gastar água desnecessariamente, em segundo, você vai ocupar o banheiro por mais tempo que o necessário, o que na Finlândia - ou qualquer lugar do mundo - não vai ser legal, porque geralmente só há um quarto de banho na casa.

Chega de bla bla bla. Hoje escrevi demais!!




Um comentário:

  1. Brigadoo Julia! *-*
    Mas eu não gosto dessa idéia de ''peladão'' >_>
    Que coisa estranha! xD

    ResponderExcluir