sexta-feira, 18 de novembro de 2011

HANNUNVAAKUNA ⌘

Achei hoje um broche interessante. Com ele veio o seguinte:
"A Armadura de São João (Hannunvaakuna em finlandês) protege do mal. O design formado por uma única fita ⌘ traz força de proteção, o poder no qual toda a Europa Nórdica acreditava há tempos atrás. A forma também faz referência aos quatro espíritos protetores da Terra que estabilizados em quatro cantos distintos são o apoio do céu. Os nórdicos nomearam estes quatro espíritos Oeste, Leste, Norte e Sul."
Antes de vir já conhecia esse símbolo e já havia o reconhecido em alguns momentos aqui na Finlândia em placas que eu julgava ser "de transito". Perguntei pro meu host-pai e o fato é que a seguinte placa simboliza "ponto turístico cultural", "área cultural", etc, como esse da foto que indica a Catedral em Turku:
A mesma sinalização é usada em outros países como Suécia, Noruega, Islândia e Estônia. Obs.: Fiquei igual uma barata tonta tentando descobrir o que é "Domkyrkan" até que, depois de tentar deduzir que era algo como "dominicana" (sim, pode rir) a Eija me disse que estava på Svenska (em sueco) a mesma coisa que Tuomiokirkko (Catedral). Às vezes esqueço que esse país também fala sueco porque estou no Leste, onde os cartazes são em russo além de finlandês.

Antigamente na Finlândia (até 2002) a moeda era a Markka finlandesa. Aproximadamente 6 mk = 1€. A moeda de 5 mk tem um Hannunvaakuna também!
Agora quero ver quando eu vou achar um antiquário por aqui... tá difícil.

Então,
Terveisin!
(=Saudação!)

Um comentário:

  1. Nossa!!!
    Simbolo lindo, sempre quis um pingente com uma hannunvaakuna, não encontro no Brasil, e acho que só encontrarei se for um dia para a Finlândia ou outro país escandinavo.

    Que sorte você tem que estar perto de tudo isso!

    Adorei!

    ResponderExcluir