sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Penkkarit

Quando o povo do Brasil passa no vestibular, termina o terceirão, tem a formatura... os caras raspam a cabeça e os calouros são troteados. Aqui na Finlândia as aulas acabam para o terceiro ano do Lukio (Ensino Médio finlandês que funciona no sistema de High School) e os alunos a partir daí se preparam e estudam por si só até a data dos exames que os admitem na faculdade.
Esses alunos são chamados Penkkarit pela seguinte razão: a palavra deriva de Penkinpainajaiset, que simplificando a história toda significa "pessoa que vai ficar com o peso da bunda colada na cadeira" de tanto estudar. Haha, pois é, leia-se vestibulando em brasileiro.

E esse aí, minha gente, é o PENKKI, onde supostamente a bunda vai ficar colada.
 E então no último dia de aula, que foi nessa quinta-feira (sempre é na quinta-feira), os Penkkarit vestem fantasias e vão às ruas em caminhões jogar doces para as pessoas (por esse motivo também lá tem mutas crianças!). Cartazes, placas e urros dos estudantes (digamos que urros bem comportados) é o que mais tem e tudo muito bem humorado.


Anni e Laura!!


Não posso deixar de comentar as fantasias que eu vi lá... Muumi, Blue Man Group, Jack Sparrow, Charles Chaplin, Bananas de Pijamas, Teletubies, Angry Bird, o Chapeleiro do Johnny Depp, mexicanos, PacMan, Luigi, Mergulhador década de 40, Tigrão do ursinho Puff, anjinho, Troll, aquela bruxa má da Bela Adormecida, rádio ambulante, Zorro, mendigo, Amy Winehouse, ladrão, Osama Bin Laden...
Eu ri com o Osama Bin Laden, viu.  Mas esse foi meu preferido: o Coringa!!


Geralmente depois dessa comemoração eles festejam na 'night', lembrando que a maioridade na Finlândia é a mesma do Brasil, 18 anos.
Adorei o meu dia hoje, que começou com o meu despertador não tocando...
Valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário