segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Primeiro dia em Helsinki!

Helsinque, capital da Finlândia, país no qual estou morando faz sete meses, mas nunca havia estado na capital... até hoje!
Coisinha que encontramos no caminho (livraria num posto comercial na estrada):
"No futebol existem muitas estrelas, mas apenas uma lenda"
Poxa, mas sabe que meu irmão me disse que o Maradona é mais conhecido que o Pelé na Finlândia? Mas acho que o Pelé é um dos mais famosos brasileiros por aqui...
Então,
Agora começaram as férias de iverno por aqui! Por isso não vou ter aula a semana toda... e estamos turistando.
Partimos de Lappeenranta às 10 da manhã. De lá são 221 km e chegamos aqui às 13h (escrevo agora de Helsinque). A viagem é longa no ponto de vista finlandês, mas para nós brasileiros que somos de um país com extensão continental... nem é tanto. Eu estou exausta, não sei como estou sendo capaz de escrever aqui, porque esse fim de semana meus amigos latinos estiveram lá em casa e quase não dormimos... sem falar que adormecemos no chão... enfim. Minhas olheiras estão de assustar.
Uma coisa diferente percebi quando nos meus devaneios olhando a paisagem pela janela do carro (já que estava muito desconfortável dormir) e preciso compartilhá-la: não existem pedágios na Finlândia.......OH
Chegando aqui, fomos às compras!!! Aqui está a parte que meus pais leem e não gostam, quando eu conjugo o verbo COMPRAR.

Todo mundo andando e eu tirando foto até dos  paralelepípedos na calçada (Ritva é que está olhando pra mim na foto). Viemos em cinco! Meu irmão Veeti, meu pai Ilkka, Ritva e Eppu, o meu host-primo - se é que isso é possível...)
Estava meio nublado, uns -4ºC, sei lá. Espero que amanhã dê um solzinho para que saiam fotos ainda mais legais. Mas creio que não... hahah
Loja oficial dos Muumis! Na verdade você pode comprar coisas dos Muumis em qualquer lugar na Finlâdia inteira, mas aí é a loja "oficial", onde tudo sai o triplo do preço. Tirei foto, né, não podia deixar de tirar!
Olha quem eu encontrei! Outra vez o nosso queridíssimo Pelé... e como se não bastasse, o Ronaldinho. RISOS.
Helsinque é a maior cidade da Finlândia, com 500.000 habitantes. Aqui tem aquela parada de "pessoas da capital julgam o resto do país como interior". Meu pai me contou uma piada sobre isso que eu não sei traduzir... mas vou tentar quando eu estiiver mais disposta.

Ritva, eu e Ilkka!!
Ilkka está de aniversário hoje. Paljon onnea hänelle! Parabéns pra ele! Contei que ia escrever no meu blog e ele mandou um hello pra galera toda.
Vou dormir, amanhã tem mais Helsinki!

Hyvää yötä! (Boa noite!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário