domingo, 4 de março de 2012

Turku: a primeira capital da Finlândia

Turku é a terceira maior cidade - região urbana - da Finlândia, ficando atrás somente de Helsinki e Tampere. A população é por volta dos 200.000 e lá se encontra o único restaurante brasileiro da Finlândia... (o qual já vou avisando, custa os olhos da cara). Lá em Turku também tem uma embaixada brasileira. É a mais velha cidade da Finlândia e foi a primeira capital da Finlândia quando esta ainda fazia parte do Reino Sueco. Quando a Rússia dominou a região, tornando-a uma província autônoma da URSS, a capital foi mudada para Helsinki e assim permaneceu mesmo depois da independência finlandesa em relação aos russos.
Em Turku falam muito sueco. É uma cidade sueca-finlandesa. O nome em sueco é Åbo (pronuncia-se Ôbo)

Essa semana de feriado (hiihtoloma = férias de "esquiar" - e engraçado que a neve está sumindo... então não sei onde entra o "esquiar" na história) fui visitar minhas amigas brasileiras Júlia, que mora em Sastamala, perto de Tampere, e Tâmara, que mora em Ilmajoki, uma cidade que eu nem sei onde fica..... Ela que me perdoe. Nos encontramos todas na casa da Júlia, daonde pegamos um ônibus pra ir pra Turku, uma pequena viagem que durou uma hora e meia, mas quando estamos em companhia de amigos passa voando...
Aliás, a partir deste janeiro sinto que o tempo está voando. Não era assim até dezembro...
Em Turku mora uma outra amiga nossa, a Kyara, brasileira mineirinha haha, o nome no vídeo anterior que colocamos aqui no meu blog é o dela kk e também mora o Jorge, mexicano. Eu amei o dia, vou sentir muita saudade dessas criaturas! Arerê, por que passa tão rápido?
Se não fosse por eles que moram lá em Turku, teríamos nos perdido completamente. Sei lá, agora que moro numa cidade feito Lappeenranta, de 70.000 habitantes ou menos, parece que não sei mais andar em cidade grande... hahaha já to até chamando Turku de cidade grande...
A nossa ideia era chegar e já ir para o restaurante brasileiro, o qual eu tô seca por conhecer. Mas eram 12:30h e sexta-feira, e de segunda a sexta o restaurante só abre às quatro da tarde. O ônibus mais cedo de volta pra Sastamala saía às 15:30h e tínhamos que pegar este já que Júlia mora no interior e graças ao feriado não havia ônibus nenhum da "cidade" (digo, pueblo, porque Sastamala é quase um povoado...) para a casa dela... até agora não entendi como isso é possível. Enfim, por isso dependíamos da carona de alguém pra chegar em casa... e o horário desse alguém tinha que ser antes das 6 horas.
No final das contas conseguimos uma carona mais tarde, mas acabamos nem indo no restaurante. Ao invés disso compramos uns bagulhos no supermercado (incluindo Guaraná CARÍSSIMO, diga-se de passagem) e sentamos na escadaria da Catedral de Turku, um belo ponto turístico da cidade (pode ver quando coloca-se Turku no Google, só aparece foto dessa igreja...)

AE BRASIL! Kyara, Júlia, Tâmara e eu! Só no Guaranazin...
Penetras na foto... hahaha

Torre da Catedral.


Júlia, Tâmara e eu, a Catedral de Turku ao fundo!
Polícia finlandesa ao fundo.
O dia tava com sol e não tava tão frio! (Quando eu digo que não está frio é como uns 1ºC negativo) Aliás cadê a neve desse país?? Já tá indo embora!
Parte moderna da Biblioteca de Turku: UM MUNDO. Sonho. MELDELS.
Biblioteca por dentro...

Nóis no Donnut da Biblioteca! kk
Frente da biblioteca "original"...
Quero mais momentos como este dia!!!

7 comentários:

  1. Quero ver o restaurante brasileiro!!
    Teu blog é muito bom, sério.
    Tou indo pra Dinamarca em agosto, espero gostar. Te segui aqui! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii obrigada!! quando você vai??
      Vai aproveitar muito lá!! :))

      Excluir
    2. Provavelmente em agosto, estou esperando receber minha hostfamily ainda :)))

      Excluir
    3. áaai eu sei como é! é uma ansiedade danada! hahaha seguindo o teu Dinamarcando também :)

      Excluir
  2. Correcão: Turku é a 5a maior cidade da Finlandia. Espoo e Vantaa ocupam o 2o e 3o lugares respectivamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis dizer metrópole. Espoo e Vantaa fazem parte da aglomeração urbana de Helsinque. Obrigada pela contribuição.

      Excluir
  3. Turku é a quarta maior cidade, pois por incrivel que pareca, ESPOO é maior que turku e tampere!

    ResponderExcluir